Entrar/Logar
  • Minha conta
  • Meus Pedidos

Minha Sacola

Guia de Segurança

As compras pela internet estão se tornando uma tendência cada vez mais frequentes, elas trazem comodidade e praticidade ao adquirir um bem ou serviço, mas é necessário tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça e problemas durante suas compras. Nós da Primetek listamos alguns pontos que podem te ajudar a ter uma excelente experiência nas compras online sem surpresas desagradáveis.

 

1 - Pesquise a procedência da loja

Fica mais fácil confiar quando a loja é conhecida, mas às vezes o estabelecimento existe somente no mundo virtual e, se você não tomar cuidado, pode descobrir que nem o estabelecimento, nem o produto existem de fato. Para evitar armadilhas, cheque a procedência da loja, procurando por um endereço e telefone. Assim, mesmo que não haja nada de errado no momento da entrega, você não passará por maus bocados se precisar trocar um produto defeituoso.

Verifique sempre no rodapé da página o CNPJ da empresa e faça consultas para verificar se está tudo ok.

Verifique ainda se o telefone realmente existe e é atendido conforme os padrões definidos pelas leis do consumidor. A pior coisa que pode acontecer com um comprador insatisfeito é ficar por horas em espera, aguardando a vez de ser atendido por uma central de atendimento que não dá conta do recado.

2 - Pergunte aos amigos

Nada melhor do que a experiência de pessoas que você conhece e confia para determinar se um site de compras é realmente confiável. Assim, você saberá não só se a empresa existe, mas se costuma atrasar as entregas, se os produtos são de qualidade e se os seus dados pessoais estarão realmente seguros com ela.

3 - Prefira as grandes redes

Existe um excelente motivo para você comprar em uma grande rede de lojas pelo meio online: além de oferecer os melhores preços, estas empresas investem muito em segurança, contando com equipes competentes e tecnologia para que seus dados não caiam em mãos erradas.

4 - Cadê o certificado digital?

Nunca se esqueça de checar o certificado digital do site em que deseja fazer compras. Esta é uma ferramenta desenvolvida para que você tenha certeza de que o site é realmente de quem afirma ser, e que seus dados não estão sendo capturados por terceiros para fraudes. Se o site não tiver este certificado, não compre!

5 - Confira o preço a prazo

Antes de fechar negócio, certifique-se também de que está pagando o valor correto. Não se engane com preços a prazo. Muitos sites colocam em destaque preços reduzidos e, quando você está fechando a compra, descobre que são várias parcelas daquele valor.

6 - Confira as especificações do produto

Antes de fechar a compra, lembre-se também de conferir se o produto é realmente da marca que você tem preferência, cor e tamanho. Se for um móvel, tire as medidas do cômodo no qual pretende alojá-lo antes de inserir os dados para o pagamento. Embora seja possível a troca, este cuidado irá poupar tempo e preservar sua família da dor de cabeça de uma nova entrega, disponibilidade para estar no local e receber o artigo desejado, entre outras coisas.

7 - Confira a política de trocas e devoluções

Ninguém espera precisar disso, mas é muito útil saber quais são os prazos para troca e devolução praticados pela empresa. Leia atentamente as informações que constam na parte do site dedicada a este assunto antes de fechar a compra, ou você poderá ter problemas, caso o produto apresente defeitos ou venha diferente do prometido.

8 - Não realize pagamentos online em máquinas desprotegidas

Está preparado para fechar um bom negócio em um site confiável? Não faça isso de uma lan house ou acesso em máquina de lugar público. Redes desprotegidas podem deixar seus dados bancários visíveis para outras pessoas.

9 - Realize a simulação com o valor total, incluindo frete, antes de confirmar a compra

A maioria dos sites pede para que você insira o número do CEP, de forma a incluir no valor também o frete antes de fechar a compra. Caso isso não aconteça, procure se informar por chat ou 0800 sobre o valor do frete, bem como o prazo de entrega, ou você pode acabar se irritando pagando mais do que desejava ou atrasando um presente que deveria ser recebido até uma determinada data.

10 - Guarde os comprovantes

Toda compra online gera um comprovante enviado por e-mail. Esta mensagem deve ser guardada, pois é mais uma garantia caso você precise comprovar a transação.

11 - Use uma boa senha

Essa dica é especial para os sites que armazenam os seus dados financeiros. Use uma senha bem elaborada e, de preferência, diferente das que você já utiliza para outros serviços.

12 - Para sites internacionais, redobre os cuidados

Como nos sites nacionais, siga todos os conselhos acima, e fique de olho no extrato do seu cartão de crédito. Tome cuidado principalmente na hora de converter a moeda e de calcular o frete. Muitas compras acabam não valendo à pena quando incluímos a despesa de postagem. Outro fator que complica é a política de impostos quando o produto entra em terras brasileiras. Certifique-se de que você está seguindo os limites determinados pelo governo para que não sejam cobrados impostos de última hora.

Pronto! Agora você está preparado para comprar com toda a segurança e comodidade que a Internet pode oferecer.

Whatsapp